domingo, 30 de outubro de 2011

Túnel do Tempo - Em ritmo de Jenny Damm

Já não sei mais o que considerar "velho" para entrar no túnel do tempo. Acho que um dos critérios possa ser o de mudança ou deixada de existir da cena ou do fato.

Na minha opinião, cursos são necessários. Não que eles vão ter a capacidade de mudar radicalmente a forma de condução, mas agregam informações e novos conceitos que poderão ajudar a ter mais opções. Também acredito que os que mais podem se beneficiar são os condutores que compõe a faixa média da nossa pirâmide de Agilitista. Não que os extremos não aproveitem, mas acho que o aproveitamento não seja tão completo.

Na onda do curso da Jenny Damm que aconteceu esse final de semana, achei uma "aula" que ela deu no Canil Leão em janeiro de 2007.

Comecei a me identificar com ela pelo simples fato dela ter um cão chamado Elvis também rss. Aí por causa disso fui olhar sua condução e acompanhar sua condução e seus outros cães. Na época, eu tinha recém passado para o grau 3 com o Elvis. Recém mesmo porque passei dia 21 de janeiro de 2007 e esse video foi dia 23 de janeiro.

Cá entre nós, uma "cáca" de pista, pois fazer e ser analisada tira a espontaneidade pra mim, pelo menos. Saiu tudo no desespero. É só conferir rss!

Turma da Mônica e os cães

Esses dias aqui em casa estava explicando pro Théo que o que a Mônica faz com o seu coelho Sansão não é legal, que bater nas pessoas não é bonito. E depois parando pra pensar, os exemplos dessa Turma não são lá muito positivos, não é? Menino que não toma banho, menina que come demais, outra briguenta e outro que fala errado. Lógico que essa turma é um sucesso e que deve haver uma intenção positiva nessas histórias, afinal, elas não perpetuariam todo esse tempo.

Mas a Turma da Mônica vai lançar uns filmes de orientações sobre cães. Eles estão associados a Sociedade Mundial de Proteção Animal. Boa iniciativa pra ensinar as pessoas a respeitarem mais os cães. Dizem que vai passar na Globo, só não sei se vai ser só nas regionais. Vamos esperar pra ver.

sábado, 29 de outubro de 2011

Essa sou eu agora

Esse foi o treino do dia 27. Essa sou eu nos dias de hoje. Ralando, estudando, tentando entender essa coisa de "Agility".

Não é uma crítica ao que já vivi durante todos esses anos. Se não fossem eles, com certeza não saberia tudo o que sei. O negócio é que vivo uma outra realidade, que pode ou não ser tendência no futuro. Sou mais estudante, mais pensante. Não treinamos em nenhuma escola, fazemos a escola. Não temos professores, embora Fabi seja meu guia, meu orientador, meu tudo. E por ser tudo isso, me faz pensar e pensar. E quem nunca teve o hábito de pensar e só de reproduzir, digo que é bem trabalhoso. Exige um não sei o que emocional e quando a coisa não sai direito, só pra variar um pouco acabo no choro. Mas não vejo isso como uma coisa ruim, porque agility está ligada diretamente com as emoções.

No treino abaixo o foco nº 1 é fazer com que o Elvis passe no meio dos saltos com movimentos de braço e ombro, com os pés em direção ao obstáculo seguinte, mexendo só o tronco. Fiz um milhão de vezes e saí com dor na cintura e confesso que ainda não está bom. Falta o "time" do movimento.

O foco nº 2  é não ficar na trajetória do Elvis, o que faço com frequência. Isso pode ser visto no out que o Elvis faz depois do túnel.

Outra coisa é que a minha movimentação de braço acaba distraindo o Elvis e ele perde o foco do obstáculo e fica olhando pra mim e na hora que ele tem que pular, acaba derrubando.

E pra terminar, no último salto uso o braço errado para o out TODAS as vezes, mas só percebi isso depois da filmagem. Vejam então como filmar é importante, não importa quanto tempo de estrada se tenha.

E tem um detalhe fundamental: faltou mais diversão, elogios e incentivos pro dog. Fiquei triste porque não fiz. Mas no treino de hoje, me preocupei mais com isso e acho que foi melhor.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Essa sou eu antes

Como estou na fase "túnel do Tempo", "youtubei" uma pista minha feita no Incão que na época era BCR. Estava no grau 2 acho que há uns 6 meses.

Se for ver, Elvis doido da cabeça e eu só correndo pra conduzir. Trajetória? Nem se falava nisso. Zonas de contato bem ruins.

Elvis tinha 3 anos e estava com todo vigor! Hoje em dia a gente pode ver o peso da idade e dos treinamentos no desempenho dele. Mas acredito que ele faz hoje um agility mais feliz.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Túnel do Tempo - Agility das antigas

Tá certo, estou sim na fase do túnel do tempo. Essa foto peguei do Orkut do Ricardinho já faz um tempão, mas caiu no esquecimento de uma pasta que foi copiada num cd.

Encontro várias particularidades nessa foto tirada acho que em 2003 ou no final de 2002 Vamos a elas:

Ela foi tirada no Centro de Exposições Imigrantes. Já faz um tempão que não temos provas lá, a última foi no XIII Brasileiro em 2008. O carpete era muito ruim, quase todo mundo reclamava. O estacionamento era e é ainda absurdamente caro e a comida então... aff. Mesmo com tudo isso, eu gostava, tinha sempre público.

Esse pódio é formado por Ricardo Zanini, Mauro Zimenez, Diego Carrasco, Quim e Noêmia. O juiz dessa prova foi anda menos que Gelson Leite. Só Mauro que ainda vemos em pista, mas Tyson agora faz agility no andar de cima. Os outros cães eu não tenho notícia.

Outra curiosidade dessa foto é a faixa atrás parabenizando os Campeões Mundiais. Imagino, pela data que seja o campeonato de 2002, onde Eugênio, Tamaio e Samir formam Campeões Mundiais Standard.

É isso aí! O nosso Agility se renova, muitos param, outro tanto começa. É o ciclo.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O livro da vida

Tudo é glória até deixar de ser. Entre uma noite e outra acordada por causa do Mundial de Agility, recebo uma notícia triste. Minha avó (que todos julgavam "eterna") se foi.

No fundo, já faz um tempo considerável que a gente tirava foto dela achando que poderia ser a última. Não por questões de saúde, porque a danada era saudável, mas por conta da idade mesmo. Me lembro do aniversário de 98 anos que tiramos foto, fizemos bolinho.... vai que não teria próximo, afinal convenhamos que chegar aos 98 não é para qualquer um. E assim se passou o tempo...

99 http://virazel.blogspot.com/2009/05/ultimas-antes-de-viajar.html
100 http://virazel.blogspot.com/2010/05/dez-decadas.html
101 http://virazel.blogspot.com/2011/05/qual-o-segredo.html

Até que na noite do dia 8 de Outubro recebo a notícia quando estava indo dormir pra poder estar ligada pro mundial. Triste. Porém poucas pessoas têm o privilégio de ter mãe (no caso a minha mãe) e avó (no meu caso) tanto tempo!!!! É um presente mesmo. E foi assim, sem estar doente, sem sofrer, simplesmente a máquina parou.

E mais precisamente aos 101 anos e quase 5 meses a página virou, mas o que foi lido e aprendido não será esquecido jamais.

Retrô 2010 - Outubro

 ¯Brincadeira de Criança, como é bom, como é bom...¯

Mês das Crianças no ano passado com fotos de coisas de crianças e com crianças. Na foto, no dia das Crianças, não dá pra saber muito bem quem é a criança que está ganhando o presente. Nesse dia também fomos ao tipo "Simba Safari" daqui.


Na semana seguinte, ainda em clima de Dia das Crianças, fomos para a Redenção. Ué, cadê a criança? kkk


Ah, a criança apareceu rss! Tá com carinha de acabado de tanto brincar! 

Foto by Fabi

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Várias formas da mesma coisa

Com o horário de verão no ar, nossos treinos também voltaram. Os dogs estão fora de forma, então temos que dar algum condicionamento físico pra eles e para nós. A partir do dia 19 começamos na técnica. Repetimos a dose no dia 20 e eu ainda repeti no dia 21. Depois do treino do dia 20 e de assistirmos os vídeos gravados, conversamos sobre as formas de condução que poderiam favorecer o Elvis. Por isso repeti a dose no dia 21 pra colocar em prática nossa conversa.

O primeiro ponto que fica claro é que se eu pegar o Elvis na saída da boca do túnel, a trajetória dele é melhor.

O segundo ponto que gerou mais filmagens é a sequência slalom - salto - túnel. Vocês podem observar no vídeo como o Elvis abre depois do salto na maioria das conduções. Fiz:

1) Pega de frente e manda direto pro túnel
2) Pega de frente e faz back e manda pro túnel
3) Pega e vai fazendo o pivô e manda pro túnel

Das opções acima achamos que o pivô encurta mais a trajetória. Seria porque o treinamento dele é das antigas onde o pivô era absurdamente usado? Ou será que é a melhor opção mesmo?

Segue o filminho que na maioria das vezes foi filmado by Fabi.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Kit Mundial

Pra quem não leu no Facebook, ontem o Aurélio passou aqui em casa pra deixar o meu "kit Mundial". INDESCRITÍVEL. Fui à França sem precisar ter ido mas é como se tivesse ido. E não tem como não ser repetitiva com um feito desse: nunca imaginei tal fato e tenho que agradecer de certa forma, aos que desistiram.

Todo Mundial é legal pra quem acompanha o Agility como nós. Curtimos não só as duplas brasileiras, vemos a grande maioria delas. E lógico que pra mim esse Mundial teve um gostinho especial.

Não sei quantos posts mais ainda vou falar desse Mundial, não sei quantas vezes mais vou chorar cada vez que penso na emoção que o Elvis (que sem entender nada) me deu! Me desculpem por ser repetitiva, but... sendo realista, a chance disso acontecer de novo com o Elvis é bem pequena, na verdade quase 0.

Meu Kit Mundial contém a placa, a revista e o colete. Tks Aurélio de novo por trazer essas relíquias pra mim e os mimos pro Fabi rss!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Túnel do Tempo - Mudança ao longo do tempo


Prova do Brasileiro no antigo AC. Um lindo espaço da Cris e do Ale! 

Só pra deixar registrado para aqueles que estão no agility "recentemente" que nosso Brasileiro era obrigatório o uso de coletes. No início das provas um representante pegava o saco com os coletes da escola. As carteiras de trabalho não eram online, eram de papel e cada um antes da prova tinha que levar a CT na secretaria e passar pelo exame veterinário. Era uma fila imensa antes de começar a prova. E quem se lembra dos "perfumes" dos coletes rsss? Mas apesar disso, acho que dava um ar mais "sério"  pra competição.

Hoje em dia tudo é mais rápido e mais moderno! Evoluções do Agility. Ou não.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Túnel do Tempo - mais Sorocaba


Essa foto também é antiga pra não dizer velha!!!!! Tô achando que foi a minha primeira prova oficial. Sei lá porque, tinha na cabeça que tinha sido no Hundewelt, mas pelos meus registros fotografísticos, foi um Match dia 09/05/2004, três dias depois do Elvis completar 1 ano.

Essa foto foi tirada em SOROCABA! Eu estava na categoria Iniciantes até porque foi em 16/05/2004. Realizada a 5ª etapa do Campeonato Paulista. Mas sinceramente não sei que lugar de Sorocaba. Tenho marcado que nessa prova fiquei em 21º lugar, mas os dados certos só quando for na casa da mãe e pegar minhas CTs de papel!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Túnel do Tempo - antes da estreia

Só pra começar, deixo aqui meu protesto de como é horroroso escrever estreia sem acento.

Mas vamos lá que essa é realmente direto do túnel do tempo. Diretamente de Sorocaba, exatamente em 15/11/2003, foi realizada a 13ª etapa do Campeonato Paulista no C.T.C. (Centro de Treinamento de Cães de Sorocaba). Pelas pesquisas "Fabianísticas" e sem o acesso ao AgilityNews, não conseguimos chegar a uma conclusão de qual Paulista era.

Eu não participei dessa prova porque o Elvis só tinha 6 meses. Mas sempre ia nas provas, ajudava a Verinha, conversava com o povo.

Nessa foto, Acho que o Hélio era o juiz. Verinha e Mariazinha, Paulo e Baruk e a outra dupla não me lembro o nome... compartilham o pódium. Também, quase 7 anos atrás....

Clique na foto para ampliar

domingo, 16 de outubro de 2011

Túnel do Tempo - prova em Sorocaba

Faz tempo, mas não tanto tempo assim. Me lembro bem da prova que foi realizada em Sorocaba, no Parque das Águas no dia 29 de Março de 2009. Foi mais uma prova em que eu e Verinha fomos juntas, aquela zona com 4 cães, 4 caixas e duas humanas!

Uma das poucas provas também que eu fiz, "barba, cabelo e bigode", peguei podium com Elvis no Grau 3 (ficamos em 3º lugar), e Tobby no Grau 2 (ganhamos o Combinado grau 2) e o Qualquer Raça!

Foi uma prova muito gostosa como a maioria, a única coisa que me lembro era que não tinha comida muito perto. Proplan contribuiu com brindes e nessa eu acabei ganhando uma toalha e a mochila que nos acompanha até hoje nas provas e viagens!


Onde está a Juliana, leia-se dona Mitsue com Tayo

sábado, 15 de outubro de 2011

Faça chuva ou faça sol!

Esses dias o tema CHUVA apareceu tanto na Blogolândia quanto no twitter e acabou despertando em várias pessoas o desejo de falar um pouco sobre isso. Lógico que eu não poderia deixar de colocar a minha experiência.

Tenho um histórico quase que cronológico em se tratando de treinos em chuva.

Durante os meus 4 primeiros anos, a chuva não foi muito empecilho. Canil Leão no começo era de grama natural, mas que virava um barreiro em dias de chuva. Como o canil ficava na rua em que eu morava, sempre estava lá com o Elvis pra saber se ia ou não rolar treino. E quando a chuva dava uma trégua, íamos pra pista mesmo. Lógico que Elvis chegava em casa e ia direto pro tanque pra lavar as patas. Me lembro também que as camisetas de treino ficavam irreconhecíveis kkk.

Depois Eugênio colocou grama sintética em cima da grama natural e foi um sucesso. Aí sim que o povo ia com chuva mesmo. Acabava de chover e a pista já estava toda escoada, sem barro e sem acúmulo de água! Delírio total para nós! Aí Tobby já existia e também curtiu uns treininhos na chuva!

Depois, nos 2 anos seguintes, fomos para CTA e começa um novo capítulo. Bem mais longe e dependente de Marginal Tietê e Av. Aricanduva, algumas vezes fiquei impossibilitada de chegar, embora várias outras tenha tentado chegar, nem todas com sucesso. Também houve situações onde cheguei mas tive problemas em sair. Agora se chovesse normal, tinha treino com certeza, até porque o espaço era coberto!!!!

Chuva e treino não combinavam, mas não tinha muito problema. Já chuva e prova também não combinava mas o incômodo era maior.

As estruturas de prova não contribuem pra que a gente fique seco durante o dia, o tempo de "molhado" acaba sendo muito maior, e caixas e cães passam a ficar molhados por mais tempo.

Mas também só me lembro de uma única vez que não fui para uma prova e acho que nem foi por causa da chuva que caia, mas sim porque não tinha voz nenhuma o que tornava a "condução" praticamente inviável e a chuva iria comprometer mais a voz.

Me lembro de provas com chuva na (no) DW, na Decathlon, Camping Paineiras,  CTA, Pet Memorial, que embora esses dois últimos cobertos, também geram desconforto.

Mas acredito que tão sofrido quanto competir na chuva é competir no calorão! Mas essa fica para outro post!

Abaixo 2 vídeos, um do Elvis e outro do Tobby em Julho de 2009 num Paulista na DW. Parece que para o Elvis tanto faz mas Tobby fica bem mais animado rss.



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças!



Eu vou aproveitar e você?

domingo, 9 de outubro de 2011

#AgilityWC2011 - O Final

Alguém ainda tem alguma dúvida porque somos viciados em Agility? Houve quase uma Paralização Nacional dos Praticantes de Agility (PNPA) rss para assistir ou acompanhar como dava a final de hoje. Emoção pura. Acho que todos compartilham da mesma opinião: foi um Mundial emocionante!

A participação dos brasileiros é digna de tirar o chapéu, já são vencedores porque chegaram onde chegaram. Faltas, eliminações, refugos, corrida contra o cronômetro fazem parte do que a gente chama de "Esporte". Lógico que quanto mais longe disso mais no topo se está.

Com a excelente qualidade de transmissão (embora alguns tiveram problemas para conectar-se) pudemos estar mais perto dos nossos brasileiros na França. Funcionamos os 3 últimos dias no fuso horário de lá, tendo que dar conta das coisas daqui. Dormimos 1 a 2 horas por isso. Como diz a Thaíssa, ficamos zumbis. Passamos muitas horas na frente dos computadores. E cada minuto valeu a pena. Agora fica o vazio, a sensação de que falta algo, mas com certeza, o assunto "Mundial de 2011" ainda será muito citado.

Valeu Guilherme por representar nosso país nesse espetáculo. Samir, Bruno, Tiago, Aurélio, Kátia, Samy, Paulo, nossos competidores, obrigada pelas emoções! Até o próximo Mundial!

Foto do video gravado por Fabi.

#AgilityWC2011 - Os extremos no mesmo ponto

Confesso que fiquei em dúvida se escreveria ou não esse post. Resolvi pelo sim pelo simples fato de que nós somos amantes dos nossos cães e de suas conquistas e que sempre coloquei no blog as coisas boas, ruins e legais dos meus cães. É como se fosse deixar registrado pra eternidade!

Depois dessa introdução toda emocional, vamos aos fatos. O fato é que eu e o Alex somos reservas desse Mundial doido que acontece. Estamos aqui e eles estão lá. Acompanhamos daqui. Temos "honrarias" de competidores da Seleção sem estar. Nosso nome está lá, aparecemos na abertura (pelas fotos) e nome no livro, etc.

Eu não conversei com o Alex sobre o que ele pensa sobre não ter ido esse ano. Faz tempo que vejo Alex convocado seja com Tyller, seja com Skipper. Ele já conquistou o Mundial. Alex é super experiente nisso. E como será que é pra ele estar na reserva? Deve ser como Neymar ficar no banco. Ou não. Talvez já tivesse "previsto" pelo desempenho nos campeonatos. Mas aí vem as Seletivas e volta a esperança de classificação. E como resultado, foi convocado como reserva com o Tyller e com o Skipper. 

Em contrapartida, apareço eu, que não carrego títulos com Elvis,  um troféu de futura promessa pelo AgilityNews, um vice num Paulista, um quinto lugar no Américas e Caribe de 2009, poucas medalhas no Grau 3, mas na bagagem, muitas, muitas provas. Não posso negar que temos uma longa trajetória dentro do Agility, são muitos anos dentro de pista. E usando uma frase escrita por Fabi nesse post AQUI :  "É aquele história: pra uns seria normal, pra ela é um dos melhores momentos o simples fato de estar relacionada." Vou mais longe, é o MELHOR MOMENTO DA NOSSA TRAJETÓRIA que começou oficialmente em Maio de 2004. Por isso, cada vez que lembro dessa convocação me dá um nó na garganta e vontade de chorar toda hora.

Lógico que tenho consciência que não seria convocada se não fosse a desistência de vários convocados. Mas se não estivesse na pré-seleção e se não estivesse relativamente bem no Brasileiro, não estaria na lista.

É muito doido esse Agility mesmo, onde os extremos compartilham o mesmo ponto. E lógico que não poderia faltar a marca registrada: "Elvis, você não tem noção o quanto a mamãe te ama e se orgulha de você!!!!"


sábado, 8 de outubro de 2011

#AgilityWC2011 - Final dos Times

Jenny Funcke, Emmabourne Mastermind, Belgian shepherd groenendael (Spain)
Hoje tivemos as finais dos times. Não fomos mal, pra mim, tivemos no geral,  resultados medianos. Mini em 6º, midi em 11º e Standard em 17º .

Não conseguimos assistir ao vivo o time midi porque acordamos mais tarde um pouco e a conexão não colaborou. Acredito que Samy e Bruno estão fazendo a melhor "campanha". Todos até agora zeraram todas as pistas!

Confiança ou a falta dela interfere no desempenho dentro de pista. Agility não é só técnica, cão, condução. É uma junção de fatores que faz a diferença. Espanha é campeã com um Pastor Belga e nenhuma dupla teve falta de percurso, só de tempo. Nenhuma condução assombrosa nem mágica. Foram os merecedores!

Felicidade de uns, tristeza de outros e assim rumamos para o último dia de Mundial!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

#AgilityWC2011 - A torcida!


O Mundial começou (nossa que novidade rss) e nossa torcida também. Na verdade acho que estamos dando um show de torcida, mesmo com a limitação das transmissões que esse ano não é free. Sobre isso o Fabi já falou no blog dele AQUI. Muita gente conectada, compartilhando, comentando, torcendo acima de tudo!

Contamos com a nossa tradicional Torcida MSN e agora temos também um grupo no Facebook.

A nossa "Janela" no MSN está bem recheada e representada por vários Estados: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília. Pelo menos foram esses no primeiro dia!

Nós, eu e Fabi, viramos a noite. Conseguimos dormir só um pouquinho de tarde mas ainda temos que recarregar a bateria para mais uma noitada rs, aliás, mais duas rss!

Seja bem vindo (a) quem quiser participar. As 3 horas dessa madrugada, estaremos conectados novamente!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis





Hoje é dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais! E não sei se é preciso falar muito não é?

Que ele sempre proteja nossos anjinhos!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rock in Rio 2011 - Eu não fui, mas vi

Cumplicidade do público com a galera que canta - é o que mais me chamou atenção nesse Rock in Rio. Não é só cantar junto, pois isso muita gente fez, é o algo a mais.

Respiramos música nesses dias de Rock in Rio. Acompanhamos significativamente todos os dias.

Cada um aqui com sua preferência. A minha, Elton John, Detonautas, Guns (última banda entrando quase as 3 da manhã, tinha que fechar assim né rss?), Metallica, Capital Inicial, Jota Quest, Jamiroquai, ColdPlay, Evanescence. Sem estar em ordem de preferência ou de dia, curti cada um que estabeleceu uma cumplicidade com o público e mexeram com os meus demônios interiores.

À parte, não vi o show ao vivo do nx zero, mas li que recebeu vaias. Deixo registrado o meu particular gostar pela banda e não me importo com a crítica.

O pequeno aqui de casa curtiu também, presenciou o espírito de equipe, o que na música chamamos de Banda. Cantou e queria ver de novo "aquele que a gente gosta" (sir Elton John). Música é cultura, é berço. Acho que tanto o Fabi quanto eu tivemos berços musicais, cada um de uma forma, mas o que interessa é que tivemos. E tentamos dar essa consciência musical aqui em casa. Até os dogs na hora de comer tem musiquinha!!!!

Depois que acaba, dá aquela sensação de que falta algo. Foi assim na Crufts em março desse ano, no Mundial no ano passado e não é diferente no Rock in Rio e, nas coisas que a gente curte.

E na semana que vem, loucura de novo com o Mundial (se a gente conseguir ver) que pra mim vai ter um gostinho especial. É como se estivesse lá! Pelo menos inscrita e no site eu estou kkk!