terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Divagando no carro: dia muito importante

Começamos o ano hoje. A nossa rotina começou a ser formada porque as aulas do Théo começaram.
Hoje foi o primeiro dia de aula dele. Escola nova, cidade nova, tudo novo, ou quase. A priminha dele também estuda nessa escola, na sala do lado, o que para nós que não ficamos com ele, serve de amparo.

Durante a manhã toda, estava observando as reações do Théo, pra ver se ele dava algum sinal de desconforto. Eu estaria desconfortável se estivesse no lugar dele. Escola nova nunca é uma tarefa muito fácil. 

Quem já mudou de escola deve saber o que eu digo. Ele estava mais observador, mais quieto, mas sem sinais de insegurança ou euforia, exatamente ao contrário do que povoava meu coração.

É uma nova fase que começa na vida dele, mas acho que nós temos isso muito mais consciente que ele. Ele começa uma longa estrada estudantil.

Saindo da escola, Fabiano foi para um lado fazer o que tinha que fazer e eu segui rumo a São Leopoldo pra trabalhar, pois logicamente mudei meus horários pra não perder esse dia importante. No caminho que não é tão curto assim, a angústia e a emoção de deixar o pequeno lá naquela imensidão, foi corroendo o meu coração. Realmente nós precisamos de mais adaptação que os próprios pequenos! Parece que algo se rompe e se mistura com a emoção de vê-lo começar essa vidinha nova.

Sua única preocupação era: “como estuda? Eu não sei estudar”... Respondi que lá, todas as crianças não sabiam e que todos iam aprender com a professora. Parece que funcionou.

Não tão elétrico como de costume, só saímos da escola depois que ele entrou na sala de aula. Tenho certeza que sofrendo muito mais que ele nesse mundo desconhecido.

Conto os minutos pra chegar em casa pra saber o como foi...

3 comentários:

  1. Que bacana!!!
    Uma das coisas que eu jamais me esqueço, foi meu primeiro dia na escola... Mas, no meu caso, eu causei...chorei pra caramba...rsrs.
    Mas, foi só até entrar em contato com o primeiro coleguinha. Aí, só alegria...
    Mas, também foi só até quando a gente começa a ter que estudar, de verdade...kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Putz, eu chorei 5 dias no inicio das aulas do meu primeiro ano na escola (hoje tô no 2º do ensino médio). Minha mãe tinha que ficar lá até eu me distrair. =P Que vergonha minha!
    Ano passado mudei de escola e foi tranquilo, também né?! Já com muitos anos de escola. hehe
    Eu e os meus "podres"! =P
    Minha irmãzinha já foi muuuito diferente de mim, no primeiro dia de aula chegou chegando. Já encontrou amigos e conversava com todo mundo, eu é que sou mais fechada!

    Boa sorte pro Théo e pra vocês nessa nova etapa, casa nova, cidade nova, ano novo, escola nova...Que vocês tenham muitas conquistas nessa nova fase! =)

    ResponderExcluir
  3. Ah, Vi... Eu como professora posso te falar... No primeiro dia de aula, os alunos novos sempre ficam mais quietos e observadores!!!
    No segundo, no entanto, já têm um monte de amigos e já começam a aprontar!!!

    Fiquem tranquilos, o Théo é um ótimo menino e, logo, logo, já estará chorando que quer ir pra escola!!!

    Beijos e boa sorte a todos aí!! Acalmem seus corações, pais!!!!

    ResponderExcluir