quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Minha vez

Muitos da Blogolândia já falaram à respeito: Fabi, Marco, Artur e outros muitos fizeram seus comentários. Agora chegou a minha vez de palpitar.

Sabemos que o 2º juiz vai julgar a subida de passarela e o/os obstáculos que a antecedem. Isso auxilia o juiz principal que não precisa ficar fazendo "corrida" na pista para ver a zona de contato.
Então minha questão é: por que não fazer algo como no Futsal onde há 2 árbitros, o principal e um auxiliar, cada um com uma "metade" da quadra? Já que o agility terá mais um árbitro, por que não delegar mais funções a ele?

Normalmente algumas zonas de contato estão alinhadas, então porque não julgar mais que uma, como por exemplo passarela e gangorra?

Acho que ambos os árbitros deverão ter cuidados com seus respectivos posicionamentos, para não atrapalhar o ritmo da dupla em pista.

Pensando na passarela que normalmente fica de canto, o juiz auxiliar poderá ficar quase que fora da pista.

Acredito que é uma boa, assim a qualidade de julgamento vai melhorar, acabará tento menos erros nesse quesito.

Procurei nos meus arquivos e ainda não achei nenhuma foto de subida de qualquer zona dos meus dogs. Assim que achar, faço um up date.

Up date novo da foto: click by Guilherme. Zona do Tchu! 23:54

3 comentários:

  1. Como eu sou um cara batuta, segue o endereço duma zona de subida do tobby. só clicar no nome

    ResponderExcluir
  2. Santo Tiozinho das Horas Desesperadas!!!!! Muitíssimo obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vivian, ouvindo os mais experientes (Dan, Artur, etc... etc...) todos eles parecem que se preocupam com o critério que os árbitros seguirão, visto que dois arbitros terão dois critérios diferentes...Bom, na minha humilde opinião (e não sou tão experiente quanto eles), acho que isso não vale. Acho que, considerando nosso esporte (sua velocidade e precisão), acho que a entrada de um segundo árbitro já era uma coisa que a muito tempo deveria existir. Também acho que esse segundo árbitro deveria auxiliar em outros pontos da pista, não só na subida da passarela. De verdade, não sei o que a FCI diz, mas acho que isso é uma questão de tempo. Várias vezes vemos erros de marcação porque o árbitro não consegue acompanhar a dupla (como disse acima, em razão da velocidade de nosso esporte que cada vez aumenta mais). Então, acho que a "liberação" desse segundo árbitro para uma tomada maior de decisões é uma questão de tempo.
    Marco Magiolo
    ...nossa, escrevi muito né??? rsrsrs!!

    ResponderExcluir