terça-feira, 8 de setembro de 2009

Em busca dos 3 segundos

Uma coisa é certa pra mim. É muito mais fácil nós, aqui no RS, prepararmos um cachorro para ser três segundos mais rápido que nosso melhor cachorro do que os melhores treinadores do SP conseguirem isso em comparação com seus melhores cães. A mesma regra pode ser usada para qualquer outro estado.

A explicação é simples: temos muito tempo pra ganhar em coisas que erramos nos nossos primeiros cães. Se no Agility, hoje e sempre, é fundamental ter boas trajetórias, zonas de contato e slalon, nossos primeiros cães foram treinados com pouquíssimo fundamento. Bom, é errando que a gente aprende.

Lá em 2004 eram zonas ruins, entradas de slalon detestáveis e trajetórias péssimas. Falando do meu primeiro cachorro.

O meu comprometimento com o esporte também era bem menor. Na época era um treino por semana, em alguns meses um a cada quinze dias. Hoje se fico sem treinar 15 dias meus cachorros não ficam parados. Tenho algumas coisas em casa e fico literalmente fuçando.

Acho que além de esporte Agility é matemática. Qualquer décimo de segundo vai ajudará no final de uma pista. Se a cada salto num Jumping você perder 0,1 segundo, que é praticamente nada, chega no final com 1,5 que é muito.

Não sabemos ainda o que será dessa geração de cães que deve botar as patas oficialmente em pista ano que vem, mas tenho certeza de uma coisa. Serão mais rápidos. Quanto? Só aguardando mesmo pra saber se serão 3 segundos mais rápidos.

Fabiano Estigarribia
fabi@agility.esp.br

4 comentários:

  1. é isso aí..estamos num caminho onde td indica cães com 3 segundos melhores..melhor trajetoria, melhor zona...melhor em td...

    ResponderExcluir
  2. Bom, não sei quanto a Cash será melhor que a Chel.. até porque, ela só tem 80 dias! rsrs
    Mas se eu chegar em 3 segundos, pulo de para quedas de felicidade! hahahah

    ResponderExcluir
  3. Peguei o Zael na transição dos tempos. A base foi detestável também. Na verdade, não teve base! Mas foi à tempo de ser algo reversível. Não está sendo fácil, mas estou conseguindo reverter bastante coisa.

    Agora, uma coisa é fato: a Guará será melhor e mais rápida. Ela já faz, com 3 meses de treino, muita coisa que o Zael, com 3 anos, não faz ou faz muito mal.

    ResponderExcluir
  4. Se todos já conhecem a técnica necessária para obter os 3 segundos (zona, trajetória e encurtar saltos), com treinamento chegarão lá. A conclusão do Fabiano é correta caso não surja alguma técnica nova a ser assimilada mais rapidamente pelos expoentes de São Paulo e que os leve a diminuir ainda mais o tempo do percurso. Mas como cada condutor tem sua técnica com seu cachorro, poderão os que procuram esses 3 segundos a menos passar na frente daqueles em comparação. BASTA TREINAR BASTANTE.

    ResponderExcluir