terça-feira, 11 de agosto de 2009

No blog dos outros é refresco: minhas regras

Tenho visto um lance legal em outros Blogs principalmente vídeos de treinos e provas. Na linha "meu problema pode ter sido o seu problema" expô-los pode acelerar os processos. Legal também é mostrar a solução.

Pensando nisso vou colocar algumas dicas, acho que posso chamar de dicas, que nesse não tão longo e nem tão curto espaço de tempo em que estou no agility, coloquei pra mim mesmo como regras básicas. Não são mandamentos como os que o Artur postou esses dias em seu blog, e sim pontos que foram ou são chaves para mim no dia a dia do meu agility.

Vamos lá!

Primeiro: respeite os limites do seu cachorro. Se você está começando o treinamento, leve em conta que muitas vezes seu cão pode não estar acostumado a exercícios, logo vá com calma. Mesmo com os que já estão praticando há algum tempo. Tudo aquilo que você sente seu cão também sente. Ar seco, calor, dores musculares e por ai vai;

Segundo: Não tenha pressa. Não coloque prazos na preparação e treinamento do seu cão. Ex.:"Daqui a três meses ele vai estar pronto pra competir". Agility não é uma ciência exata. Comprometimento é bom, mas você pode de alguma forma queimar etapas. Muitas vezes corrigir algo que por pressa foi feito errado leva muito mais tempo do que esperar;

Terceiro: treine com brinquedo, mas cuide suas mãos. Quem nunca levou uma mordida na mão em dia de treinamento? Você treina seu cachorro pra morder um brinquedo, logo se ele morder ou tentar morder isso é muuuito bom. E se sua mão for junto? Tenha calma, respire duas vezes, três, quatro e lembre que ele não está errado. Alguns cães tem a tendência de morder muito perto da mão, para esses é preciso se antecipar.

Dica: se você acostumou seu cão a morder o brinquedo, na sua mão, sempre tenha um brinquedo quando for brincar, caso contrário sua roupa, tênis ou a própria mão pode virar o brinquedo.

Quarto: evite comparações. Na maioria das vezes é impossível traçar um paralelo entre dois cães, mesmo irmãos de ninhada tem suas diferenças. Cada cachorro, isso depende da forma de treinamento, do instrutor e de você mesmo, terá um ritmo de aprendizado.

Quinto: isso é básico. Sempre que seu cão fizer algo correto você precisa de alguma forma premiar o acerto para que ele tenha em mente que sempre que fizer algo certo saiba que está certo.

Vale dizer que nada no agility é definitivo e que como em qualquer esporte as coisas evoluem. É isso ai pessoal até semana que vem!

Abraços

Fabiano Estigarribia
fabi@agility.esp.br

Na foto do Ricardo F. Figur:
o Schummy descendo a Rampa A.

Um comentário: