terça-feira, 14 de julho de 2009

No blog dos outros é refresco - Vício

Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito" [1]) é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa. (Wikipédia)

Foi bem claro pra mim um momento da minha "carreira" de Agilitista onde vi que existia uma grande diferença entre aquilo que eu estava fazendo e aquilo que era feito no Brasil na mesma época. É impossível dizer que não existia ou que não exista ainda a diferença de técnica entre SP e os outros estados Brasileiros. Esse momento pra mim foi minha estréia no grau 1 com o Schummy. Isso ocorreu na minha terceira prova oficial, dentro da I Copa CBA.

Tem dias que me pergunto, principalmente quando vejo provas como a de sábado da Copa Paulista, por que comecei a fazer Agility e por que ainda faço? Uma chuva do caramba caindo e houveram indivíduos que não arredaram o pé da prova. Bem mais legal seria procurar um filme na TV pra ver e comer um chocolate tomando um refrigerante.

Não é pelo ranking, não é pela vitória, prêmios ou glória. É pelo vício em adrenalina.

É simples, vejam bem: esse hormônio é produzido pelas glândulas suprarenais, localizadas (óbvio) acima dos rins. Quando estamos sob estresse as glândulas liberam quantidades elevadas do hormônio no organismo preparando o mesmo para esforços anormais.

Quando lançadas, devido a fatores externos ao corpo como situações de risco ou que psicologicamente seja lido como medo, a adrenalina provoca um aumento na frequência dos batimentos, eleva o nível de açúcar no sangue, minimiza o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos e no sistema intestinal e maximiza o fluxo do mesmo nas pernas e nos braços. Essa descarga também faz com que as células adiposas queimem gordura.

Basicamente como se exercitar comendo chocolate e emagrecendo.

O sobe e desce da adrenalina no processo de reconhecimento, pré-pista, pista é bem parecido (pelo menos lendo descrições de viciados falando sobre o que passam) com o antes, durante e depois do uso das suas drogas. Que isso não soe como apologia as drogas e sim ao Agility. Com dois cães num dia de provas são míseros 2 minutos e meio em pista, estourando o tempo, e garanto que você chega mais cansado em casa do que se tivesso corrido quatro vezes mais.

Nada explica essa insanidade.

Tomar chuva na cabeça, viajar 5, 7, 12, 14 horas em troca de 2 ou 3 minutos. Só aceito a explicação de que é um vício, embora eu não seja viciado.

Abraços

Fabiano Estigarribia

PS.: O viciado nunca aceita o fato de ser viciado.

Foto Daniel Neves.

Um comentário:

  1. Sim, Fabiano, me junto a esse vício também, Parabéns por esse depoimento

    ResponderExcluir